Montpellier | Château d'Ô e Flaugergues
- Cristine Werner
- 7 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2022
Dois castelos que valem a pena visitar por diferentes motivos: Château d'Ô e Château de Flaugergues. O primeiro com acesso super fácil e gratuito e o segundo, meu preferido, com direito a visitas guiadas, vinho e um jardim que pede por algumas fotos.
Château d'Ô

O Château d'Ô fica bem em frente à uma saída do Tramway. Fácil de chegar e gratuito, é um espaço que vale a pena visitar se você já tiver conhecido a parte mais turística de Montpellier e quiser curtir um passeio mais tranquilo. Uma dica é levar algo para comer e beber, e aproveitar os bancos e mesas que ficam disponíveis no local para um piquenique.
O Château em si não é aberto para visitas. E no mesmo espaço, chamado de Domaine d'Ô, ficam o Anfiteatro, o Teatro e o Bistro d'Ô. Esses últimos abrem somente para espetáculos. De qualquer forma, vale a visita do jardim e a vista do Château pelo lado de fora.
Como chegar: Tramway linha 1, parada Château d'Ô
Preço: gratuito
Tempo de visita: mais ou menos 1 hora para passear pelo jardim
Horários: no verão (1º maio à 30 setembro) de terça à sexta das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. No inverno (1º outubro à 30 abril) de terça à sexta das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.
Château de Flaugergues
Na minha opinião, o Château de Flaugergues é o mais bonito de todos e com a melhor experiência. Super recomendo para quem gosta de um passeio um pouco mais tranquilo, com história, jardins, castelo e ainda com a opção de degustação de vinhos produzidos ali mesmo.

Como chegar: Tramway linhas 1 ou 4 até a parada Place de l'Europe, em seguida ônibus linha 9A até a parada Évariste Galois + 10 min de caminhada.
Preço: acesso ao jardim 7 euros. Visita do château ou da cave + jardim 10 euros.
Tempo de visita: mais ou menos 40 minutos para visitar somente o jardim. As visitas à cave ou ao château podem adicionar mais 1h30 ou 2h.
Horários: visitas livres do jardim e degustação de vinho de segunda à sexta das 9h30 às 18h. Sábados das 14h30 às 18h (durante junho, julho e setembro aberto também nos domingos e feriados das 13h às 19h). Visitas guiadas do castelo (jardim incluso) em junho, julho e setembro de terça à domingo das 13h às 19h. De outubro a maio e agosto, ver bilheteria online. Restaurante aberto de segunda à sexta das 12h às 14h.
Sobre os passeios: dependendo da época que você visita o Château, as opções de visitas guiadas ao Castelo ou à Cave estão disponíveis quase todos os dias, ou elas acontecem apenas em dias específicos.
Como eu visitei em Outubro, não tive a opção de fazer as duas visitas guiadas no mesmo dia e acabei optando por visitar o Château no dia da visita guiada da Cave. E acho que foi uma ótima escolha!

Cheguei no castelo às 14h30 e a visita guiada começava às 15h. Aproveitei essa meia hora para curtir o jardim e tirar fotos. A visita à Cave inclui a passagem pelo jardim (com uma explicação breve sobre a história do Château) e uma degustação de 3 vinhos, produzidos ali mesmo.
O lugar é lindo, e a pessoa que acompanha a visita guiada é super atenciosa e traz várias informações e curiosidades sobre o vinho na França e sobre a produção que acontece ali. No dia que eu fui ela também traduziu as informações para inglês para algumas pessoas do grupo.
Comments